Quatro Luas

o outro lado do espelho da música da Europa. Domingos :22h-24h com repetição as quartas : 21h-23h, na AVEIRO FM 96.5

Minha foto
Nome:
Local: Aveiro, Portugal

domingo, janeiro 18, 2009

Blood Axis (USA) com Sangre Cavallum (P) - salão do Sport União Colarense, Colares, Sintra, 2 de Janeiro

Pela 3ª vez em 10 anos, os norte-americanos Blood Axis actuaram em Portugal, reincidindo no seu local predilecto, Sintra, embora para o efeito a sala eleita tenha sido a do Sport União Colarense, mesmo ali ao lado, em Colares. Praticamente um concerto de Ano Novo (2 de Janeiro) para uma grande minoria que acorreu à chamada do evento organizado pela Ummomento, esta presença do grupo do casal Michael Moynihan e Annabel Lee reactivou as memória de 98, quando estiveram cá pela 1ª vez (com concerto duplo, em Guimarães, no salão nobre do Paço dos Duques de Bragança (!?)) e depois no Outono de 2001 com o francês Erik Konofal, de Les Joyaux de la Princesse, espectáculo de apresentação da obra conjunta “Absinthe- La Folie Verte”, de que resultou o duplo 10 polegadas ao vivo, em caixa de luxo, com o mesmo título. Desta vez a urgência de ver Blood Axis era maior – há 7 anos sem discos, sente-se no ar a iminência de um novo álbum. Em palco estão três elementos dos Sangre Cavallum (Bruno Ardo, Emanuel Melo da Cunha e R. Coutinho) para enriquecer com o seu contributo “telúrico” as canções dos Blood Axis, clássicos e novos temas, que são interpretados com alma e grande sentido de acontecimento. Dado curioso - a assistência continha gente de todas as idades, desde crianças a alguns idosos, o que nos faz realmente pensar na dimensão humana do “ur-Volk” ancestral dos dois projectos – isto seria impensável com qualquer nome do showbiz internacional. Michael Moynihan anuncia finalmente o lançamento, para o próximo domingo de Páscoa, do 4º álbum dos Blood Axis, “Born Again”, do qual algumas canções foram desfilando no serão; para além deste, será editado pouco depois o mítico “Ultimacy”, que anda a ser prometido desde o século passado – será afinal de contas uma preciosa colectânea de raridades espalhadas por várias compilações em que os BA figuraram, o que talvez aumente ainda mais o seu interesse. Tambores e órgãos antigos, guitarras tradicionais, Annabel e seu o característico “fiddle” (a nossa rabeca) e o bothram de Michael (tambor de mão irlandês), acompanhados de poesia com citações do eterno “The second coming” de Yeats, preencheram a paleta sonora dum pequeno palco que transbordava de autenticidade, sem pretensões new age ou de “música do mundo” – bis foram 3, a que se seguiu uma entrevista entretanto já divulgada em 4Luas/www.aveirofm.net . Aguardemos pela “4th coming” e pelo domingo de Páscoa, com “Born Again”, no selo alemão Tesco , muito provavelmente a ser disponibilizado no nosso país pela Equilibrium music.
João Carlos Silva

2 Comments:

Blogger jão da silva said...

quatroluas postsaid : thanks Michael and Annabel for the interview - questions written on two torn pieces of paper table-cloth, conversating by the dimlit mixing desk with great enthusiasm. Now, just because "Born Again" is supposed to be the twin brother of haunted "Ultimacy", are we going to wait another 10 years? Ha, hope not!

5:26 PM  
Blogger Mountain Goat Productions said...

Tenho oportunidade de rever em casa todos os grandes concertos que os Blood Axis fizeram em Portugal, pois tenho gravações em video de todos eles. Desde os de 98 a 2001. Ainda tenho 2 gravações audio do concerto deste ano, uma delas inclui uma entrevista.
Quem tiver interessado nestas gravações e tiver outras dentro do género poderei fazer uma troca.

11:32 AM  

Postar um comentário

<< Home