Quatro Luas

o outro lado do espelho da música da Europa. Domingos :22h-24h com repetição as quartas : 21h-23h, na AVEIRO FM 96.5

Minha foto
Nome:
Local: Aveiro, Portugal

domingo, julho 01, 2007



Sopor Aeternus and the Ensemble of Shadows: “Les Fleurs du Mal”
(2007, cd digipack / gatefold 2lp + photo/lyrics book deluxe,
41 págs. 30/30cm+ 2 posters gigantes-
- Apocalyptic Visons Recs, Alemanha /
distr. Portugal :

www. equilibriummusic.com
A pitonisa gótica alemã ressurge com o seu trabalho mais acessível de sempre em cerca de 20 anos de actividade. Por vezes até sentimos receio em dizer estes números - com quase duas décadas de trabalho intenso, os Sopor Aeternus mereciam maior projecção e reconhecimento além fronteiras do seu nicho estilístico. Mas com Anna Varney e o Ensemble of Shadows teve que ser diferente; um “tranny” de voz gutural, dona de uma enorme expressividade teatral, envolta em tons de sensualidade mórbida – e o quadro gótico está completo.
Como se não bastasse, o novo álbum “Les Fleurs du Mal” teve também edição em duplo vinil, com capa dupla-livro, com uma apresentação gráfica de luxo em que, mais uma vez, o centro das atenções é a figura de Anna Varney Cantodea. Os temas são na sua maioria longos, garantindo a exigência de uma cuidadosa construção, que é conseguida com a ajuda de uma vasta gama de teclados e de instrumentos de orquestra, que apoiam temas de peso como Always within the hour”, “ In der Palästra”, “Helvetia sexualis”, “The simple joys of maidenhood” e “The Virgin Queen”.
Os mais indefectíveis incondicionais de Sopor Aeternus poderão contrapor que “Les Fleurs du Mal” carece do intenso lado mórbido patente em discos recentes como “Es reiten die töden so schnell” ou “La chambre d’echo”, mas será precisamente na toada de humor negro, de ironia iconoclasta e activista perante “certas” hipocrisias e fantasmas da “Europa-a-27”, que reside o inegável apelo deste novo duplo de Sopor Aeternus. Enquanto não o encomendam, os ouvintes de Quatro Luas poderão ter a certeza de o continuar a escutar com frequência aos domingos e quartas à noite na Aveiro Fm. A voz de Anna Varney faz já parte dessa imensa galeria de notáveis góticos que tanto perfila Rozz Williams, Andy Eldritch e Carl McCoy, como Nina Hagen, Klaus Nomi e – espanto dos espantos...- Marianne Faithful, de quem Anna soa por vezes estranhamente reminiscente. Uma Flor do Mal genérica com propriedades anti-depressivas...

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Olá, encontrei por acaso o teu blog a pesquisar por uma imagem sobre Sopor Aeternus para usar no meu msn.
Adoro o som, é fantástico...
Aproveito para dizer que escreves muito bem, parabéns.

7:09 PM  

Postar um comentário

<< Home