Quatro Luas

o outro lado do espelho da música da Europa. Domingos :22h-24h com repetição as quartas : 21h-23h, na AVEIRO FM 96.5

Minha foto
Nome:
Local: Aveiro, Portugal

domingo, maio 13, 2007




Von Thronstahl : Sacrificare ( Alemanha, Abril 2007 / Fasci-Nation Recs./
Cd-box deluxe, distr. em Portugal :


Não é fácil caracterizar os alemães VON THRONSTAHL (VT); longe de soarem unidimensionais, saltam constantemente do folk pomposo para momentos épicos e marciais, ou então metamorfoseiam-se em andamentos repetitivos de glória industrial.
“Sacrificare” surge após um relativo hiato de 2 anos e meio, se considerarmos que “Pessoa/Cioran”, lançado pela sintrense Terra-Fria e a meias com o projecto irmão The Days of the Trumpet Call, no Verão de 2004, foi o seu último registo de estúdio. Para trás ficaram álbuns como “Imperium Internum”, “Bellum Sacrum Bellum” e “E Pluribus Unum”, para além de 7’’ e 10‘’ de edição muito limitada.
Poeticamente, Josef K e os seus confrades “reclamam-se” da alta tradição trovadoresca europeia, que tanto bebe influências em Wolfram von Eschenbach e Chrétien de
Troyes como em escritores-filósofos como Otto Rahn ou Oswald Spengler.
“The Age of Decay and DEMOCRAZY” é o santo-e-senha para o espírito de neo-misticismo cristão de feição guerreira que rege o novo VT – o escárnio do falhanço redondo da pseudo-nova-ordem europeia que os nossos domingueiros arlequins tanto gostam de apregoar.
Outros momentos como “Gloomy White Sunday”, “Occidental Identity” e “Mother of Mercy” (este último dedicado à Virgem Maria!...) reafirmam o leitmotiv neles sempre latente, o do puro saudosismo, eterno e saudável, para afastar o fantasma da morte cultural da Europa (a que assistimos diariamente via TV, através das bugigangas globais do pós-neo-liberalismo...). Se a estes acrescentarmos “Palästina”, “Berg-Einsamkeit” ou “The 4 horsemen of the Apokalypse”(com o incrível loop do tema homónimo dos Aphrodite’s Child, de Vangelis e D. Roussos!), então não será exagero resumir este disco como o mais brilhante e acessível na discografia dos Von Thronstahl – tal como os OSTARA de Richard Leviathan, os “fins justificam os meios”. Um disco que decerto marcará o resto de 2007.