Quatro Luas

o outro lado do espelho da música da Europa. Domingos :22h-24h com repetição as quartas : 21h-23h, na AVEIRO FM 96.5

Minha foto
Nome:
Local: Aveiro, Portugal

sábado, março 31, 2007



Ianva - "Disobbedisco" ( Itália 2005-2006, ... )
A arte de recriar uma época ficou confinada ao cinema e, último reduto, ao texto literário. Contudo, alguns discos fazem mais pela evocação de um tempo que todo o guarda-roupa de La Féria ou as momices das estrelas residentes.
Caso genovês digno de estudo, o projecto Ianva (“Génova” em latim) repõe com imaginação e rigor os agitados dias italianos de entre 1918-20. Em “Disobbedisco”, álbum que sucede ao ep “La balatta dell' Ardito”, o fantasma de Gabriele d'Annunzio está por perto – o genial poeta militar fascio-futurista-e-tudo que tinha um barco na sua biblioteca e uma cama de dossel ornada com uma escultura marmórea de ninfa desnuda.
Os Ianva são provenientes de vários projectos musicais, de áreas tão díspares quanto o free-jazz, o dark-folk,o industrial e até black-metal! Mas juntos são exímios em reencarnar o garbo estético marcante dos primórdios da revolução nacional italiana. Entenda-se aqui o lado mais “refrescante” desse período, que se prendia entre outras coisas com o arrojo das ideias estéticas e a afirmação do futurismo como veículo “de anúncio” para uma nova era. As canções dos Ianva, sendo tradicionalistas, tipo orquestra grand-cabaret onde a secção de metais é poderosa, detêm esse magnetismo irresistível que mais tarde ou mais cedo os tornará emblemáticos da música italiana.